Internacional

Frio extremo na Argentina: temperaturas chegam a -22,5ºC e geram alerta amarelo

Onda polar atinge 13 províncias e traz temperaturas recordes, mas previsão é de aumento gradual nos próximos dias

Por Redação

18/07/2023 às 06:00:00 - Atualizado há
Foto: Eduardo Maia

A Argentina está enfrentando uma onda de frio intenso que está deixando o país congelado. Segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), treze províncias estão em alerta amarelo devido às baixas temperaturas, e a cidade de Perito Moreno, em Santa Cruz, registrou a temperatura mais baixa do país, chegando a incríveis -22,5ºC.

A onda polar continuará afetando o país até quinta-feira, quando as temperaturas devem começar a aumentar na região central e norte. A previsão é de que os termômetros cheguem a ultrapassar os 24ºC durante o fim de semana nessas regiões.

Perito Moreno, também conhecido como Lago Buenos Aires, foi o local com a temperatura mais baixa registrada, superando os limites da escala meteorológica utilizada pelo SMN, que vai de -18ºC a 42ºC. Outras cidades da Patagônia também enfrentaram temperaturas extremamente baixas, como Maquinchao (-13ºC), Paso de Indios (-11,7ºC) e Rio Negro de San Antonio Oeste (-11,2ºC).

Na região central do país, as condições climáticas se agravarão amanhã, com previsão de temperaturas mínimas de até -5ºC e ocorrência de geada.

O alerta amarelo foi emitido para treze províncias, incluindo Buenos Aires, Santa Fe, Córdoba, Mendoza, Rio Negro e Chubut, entre outras. Esse nível de alerta significa que as temperaturas podem ter um efeito moderado na saúde, especialmente para grupos de risco, como crianças e idosos com doenças crônicas.

Diante dessas baixas temperaturas, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas evitem ficar expostas ao frio por muito tempo, vistam-se em camadas de roupas leves, mantenham as casas aquecidas com segurança e evitem mudanças bruscas de temperatura. Além disso, é importante manter-se hidratado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, procurar atendimento médico em caso de sintomas de resfriado e dar atenção especial a crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

No entanto, há uma luz no fim do túnel para os argentinos, já que a partir de quinta-feira as temperaturas começarão a subir gradualmente. No final de semana, espera-se um aumento significativo, com temperaturas que podem chegar a 24 graus na Região Metropolitana de Buenos Aires e até 35 graus em algumas regiões do norte do país.

Enquanto os argentinos enfrentam o frio extremo, a esperança está no horizonte, com a perspectiva de dias mais quentes e agradáveis se aproximando. Até lá, é hora de se agasalhar, cuidar da saúde e aproveitar o calor do lar.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias