Internacional

Governo dos EUA nega extradição de pilotos responsáveis por trágico acidente aéreo da Gol

Justiça brasileira condenou os americanos pelo acidente que resultou na morte de 154 pessoas em 2006

Por Redação

18/07/2023 às 11:15:00 - Atualizado há
Foto: AFP

Uma decisão controversa acaba de ser confirmada pelo governo dos Estados Unidos. Os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, responsáveis pela colisão entre o jato Legacy e um avião da Gol que resultou na morte de 154 pessoas em 2006, não serão extraditados para o Brasil. A negativa ocorreu com base no tratado estabelecido entre os dois países, que não prevê tal possibilidade. A notícia foi divulgada pelo jornal "Folha de S. Paulo".

Após o trágico acidente, no qual o jato Legacy conseguiu fazer um pouso de emergência e os pilotos saíram ilesos, a Justiça brasileira condenou Lepore e Paladino por suas ações que resultaram na fatalidade. No entanto, o governo americano rejeitou a extradição dos pilotos, alegando a falta de previsão nesse sentido no acordo firmado entre as nações.

As autoridades brasileiras, por sua vez, acatarão a decisão, que já foi comunicada aos familiares das vítimas. O voo 1907 da Gol, que fazia a rota Manaus-Brasília, com destino final no Rio de Janeiro, foi atingido pelo Legacy e caiu na região do Norte do Mato Grosso, próximo à reserva indígena do Xingu.

Foto: Reprodução

A Justiça Federal analisou minuciosamente as infrações cometidas por Lepore e Paladino e solicitou a prisão dos pilotos americanos, que foram condenados a três anos de prisão em regime aberto. No entanto, desde 2015, não cabe mais recurso contra essa condenação.

Relembrando o trágico evento, a colisão entre o jato Legacy e o avião da Gol foi um dos maiores desastres da aviação brasileira na época. As investigações apontaram que os pilotos foram negligentes ao não observarem o funcionamento do transponder e do TCAS, sistemas de segurança cruciais para evitar colisões aéreas.

Apesar das tentativas de responsabilização dos envolvidos, a tragédia ficou quase cinco anos sem qualquer punição. Somente em 2011, Lepore e Paladino foram condenados em primeira instância a quatro anos e quatro meses de detenção, que foram posteriormente substituídos por prestação de serviços comunitários em órgãos brasileiros nos Estados Unidos. O Ministério Público Federal e a Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907 da Gol recorreram da decisão, resultando em uma redução da pena para três anos, um mês e dez dias em regime aberto, confirmada pelo Tribunal Regional Federal em 2015.

Foto: Reprodução

Enquanto as famílias das vítimas buscavam justiça, as investigações também apontaram falhas dos controladores de voo na tragédia. O sargento e controlador Jomarcelo Fernandes dos Santos foi condenado por homicídio culposo, enquanto outros quatro controladores foram absolvidos.

Este trágico acidente permanece como um marco doloroso na história da aviação brasileira, reacendendo discussões sobre segurança e responsabilidade nas operações aéreas.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias