Internacional

Rússia ataca portos ucranianos após suspender acordo de grãos, alertam autoridades

Força Aérea da Ucrânia reporta bombardeios com drones e mísseis balísticos nas regiões sul e leste

Por Redação

18/07/2023 às 15:00:00 - Atualizado há
Foto: Reuters

Em um movimento que intensifica a tensão entre Rússia e Ucrânia, autoridades ucranianas relatam ataques russos a portos do país. Os bombardeios ocorreram na noite de segunda-feira (17) e madrugada desta terça-feira (18), com alvos nas regiões sul e leste da Ucrânia. Esses ataques ocorrem um dia após Moscou suspender um acordo que permitia à Ucrânia exportar grãos para países mais pobres. A Força Aérea ucraniana relata o uso de drones e mísseis balísticos pela Rússia, sem informações sobre feridos até o momento.

Durante a noite de segunda-feira, uma instalação no porto de Mykolaiv foi atingida por um incêndio, mas as autoridades afirmam que o fogo foi rapidamente controlado, sem causar feridos. No entanto, danos foram registrados nos portos de Odessa, que também foi alvo dos ataques. A Ucrânia alega que os estragos foram causados por destroços de artefatos russos abatidos durante a ação. Além dos portos, casas também foram danificadas.

Os portos de Odessa e Mykolaiv desempenham um papel crucial para a Ucrânia, pois são responsáveis pelo envio das exportações de grãos do país pelo Mar Negro. Esses ataques são vistos como uma tentativa da Rússia de prejudicar a economia ucraniana e afetar os países que dependem das exportações de alimentos provenientes do país.

O prefeito Oleksandr Senkevich descreveu a situação como "muito séria" em uma rede social, destacando a gravidade dos ataques. Enquanto isso, alertas de ataque aéreo foram emitidos em várias regiões da Ucrânia, e o sistema de defesa foi acionado para repelir os ataques, principalmente na região de Odessa.

Esses recentes eventos agravam ainda mais a tensão entre Rússia e Ucrânia, com ambos os países trocando acusações. A Rússia afirmou que a Ucrânia promoveu um ataque contra uma ponte na península da Crimeia, que foi anexada pelo governo de Moscou em 2014. Duas pessoas perderam a vida nesse incidente.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias